Prejuízo

Prédio comercial está sem luz há três dias em Niterói

Edifício ficou sem energia elétrica após o temporal de segunda

Nem os elevadores funcionam
Nem os elevadores funcionam |  Foto: Péricles Cutrim
 

O edifício Metrópoles, localizado na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, número 71, no Centro de Niterói, não está funcionando por causa da falta de luz no local depois do temporal da última segunda-feira (13). Segundo os funcionários, a Enel só religou apenas uma fase do prédio e, com isso, nesta quinta-feira (16), só tem luz na portaria e, mesmo assim, ela vai e volta. Nem mesmo os elevadores do local funcionam. 

O síndico do prédio, que tem 11 andares e 130 consultórios, contou ao ENFOCO que as escadas não possuem luz. Nos consultórios, há luz, porém ela é pouca e, assim como na portaria, vai e volta. Tem apenas uma fase funcionando, e com isso, os profissionais que trabalham no local não conseguem ligar computadores, ar- condicionados, instrumentos de trabalho e outros equipamentos. 

O Edifício Metrópoles fica localizado na Avenida Amaral Peixoto
O Edifício Metrópoles fica localizado na Avenida Amaral Peixoto |  Foto: Péricles Cutrim
 

“As pessoas estão vindo e vão embora. Tanto psicológicos, dentistas e quem tem consultórios aqui quanto os clientes que não conseguem ser atendidos. Não conseguimos ligar computador, os dentistas não conseguem ligar seus equipamentos, nem ar-condicionado. Com isso, o prejuízo está sendo inimaginável. Está tudo parado”, disse Arildo Rosa de Oliveira, de 89 anos, síndico do prédio há cinco anos. 

O síndico diz que vai entrar com processo contra Enel
O síndico diz que vai entrar com processo contra Enel |  Foto: Péricles Cutrim
 

Ele contou que a luz foi interrompida durante as chuvas de segunda (13), por volta das 22h30. “Às 6h30 do dia seguinte, ligamos para a Enel. Eles só vieram na quarta-feira (15) e religaram a luz da rua. Eles disseram que não podiam religar tudo por problemas do prédio. Chamamos um eletricista, que trocou os fusíveis, e disse que o problema agora era da Enel que não estava mandando luz para cá. Ligamos para eles de novo e deram o prazo até hoje (quinta) para resolver. Só que até agora nada”, narrou Arildo. 

A administração do prédio pretende entrar com uma ação judicial contra a empresa. “Ninguém está podendo vir trabalhar. Até no meu serviço como síndico está tudo atrasado porque não consigo ligar o computador. O prejuízo está sendo muito grande para todos. Nunca tive um problema do tipo como síndico aqui. Estão todos revoltados, perdendo clientes e sem trabalhar. O condomínio vai entrar como uma ação contra eles, mas cada profissional do consultório vai entrar com uma ação individual do tipo também”, afirmou o síndico. 

Procurada, a Enel informou que já restabeleceu 75% dos clientes afetados pela tempestades dos últimos dias associadas aos ventos e descargas atmosféricas, que atingiu principalmente as regiões de Niterói, Magé e Serrana.

A distribuidora ressalta que em função das sucessivas chuvas que vêm atingindo a sua área de concessão nos últimos dias, ativou o seu Plano Verão e aumentou em até dez vezes o número de equipe de campo envolvendo diferentes áreas da empresa, com o objetivo de restabelecer os clientes afetados no menor tempo possível.

A empresa esclarece também que as ocorrências dos últimos quatro dias ocasionaram diversos danos na rede elétrica, sendo 700 ocorrências decorrentes de árvores tombadas e galhos e 498 por descargas atmosféricas até o momento. A queda das árvores também ocasionou danos em 142 postes da rede elétrica da companhia.

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